Para compensar as nossas emissões de GEE em 2024 apoiamos o projeto Santa Maria, que busca restaurar e conservar ecossistemas. Um projeto de carbono REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) do tipo Avoided Unplanned Deforestation (AUD), com o objetivo de conservação florestal frente a pressão ilegal de desmatamento de agentes externos.
Iniciado em 2009, o Santa Maria tem obtido sucesso em conter o desmatamento na região crítica que opera. Localizado no arco de desmatamento, atua como uma barreira natural entre a cidade em crescimento de Colniza e a parte sul do Parque Igarapés do Juruena (PEIJU) - uma entrada essencial para um mosaico de unidades de conservação no sul do Amazonas.
Para o cálculo de compensação, optamos por adotar uma abordagem conservadora, recalculando a linha de base a partir dos dados reais de desmatamento observados durante o período entre 2015 e 2018. Apoiados nesses resultados, concluímos que será necessário aposentar 1,9 VCUs desse período para alcançar o benefício climático desejado.